A Carta da Terra


A Carta da Terra - O Espetáculo para Crianças

Autores
 Carlos Meceni e Murilo Dias César

Direção: 
Nina Mancin

Música ao vivo: 
 Músicos integrantes da Orquestra Jovem Filarmônica Camargo Guarnieri

Maestro: 
 Daniel Martins

Criação de Luz: Dara Freire

Figurinos: 
Juliana Costa

Cenário e efeitos:
 Josué Torres

Elenco:
 Wolney Feres, Leandra Demarchi, Uryel Del Valle, Manuela Graça, Ana Feres

Pesquisa:
 Murilo Dias César

Produção Executiva:
Glaucia Del Valle






Sinopse:



O povo que habita uma determinada região começa a compreender as dificuldades relacionadas com o meio ambiente, que muda a olhos vistos. Consciente da necessidade de mudanças em seus hábitos, procura  o Homem Grande, personagem que, por ganância, esquece que habita o mesmo planeta.  Mas, após constatar que também está sendo vítima da degradação ambiental, aceita partilhar de um acordo em que a convivência entre crescimento, poder e vida têm que ser dividido entre todos.


Sobre o Texto

Na maioria das vezes em que o assunto meio ambiente é colocado em canções para crianças, em espetáculos de teatro ou em livros, a criança é  apontada como um agente de sua destruição: 
"Fulaninho, não estrague as plantas!".  Ou : "Fulaninha, o lixo deve ser colocado na lata de lixo e você deve reciclar." São exemplos um pouco caricatos, mas, sem dúvida,  há uma forte tendência responsabilizar as crianças pela destruição do meio ambiente. Quando uma criança está arrancando folhas de uma planta, com esse gesto ela está nos dando a entender que está seguindo o mau exemplo dos adultos, ou seja, se todas as crianças do mundo desfolhassem as plantas, como normalmente muitas fazem, não perceberíamos nenhuma devastação. Considerando essas observações, entendemos que a Carta da Terra, adaptada a um espetáculo de teatro voltado ao público infantil, poderá dar uma importante contribuição para que a consciência de uma sadia convivência seja estimulada.