Os autores

Currículos Resumidos



 
Murilo Dias César nasceu eu 1943, em São Paulo (SP). Diplomado em Educação Física, sua formação intelectual inclui também Letras, Direção de Teatro, Sociologia e Dramaturgia para Teatro, Tevê e Cinema. Em 1985, foi um dos fundadores da APART - Associação Paulista de Autores Teatrais, da qual foi Diretor-Secretário e Presidente.  Escreveu mais de trinta peças, entre as quais: A Velha Guarda (ou A Revolução Partida), que recebeu o Prêmio Artur Azevedo de Dramaturgia, concedido Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos; São Bernardo, adaptação teatral do Romance de Graciliano Ramos, (Prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos); A República de Oscuridad ( Prêmio Conselho Cultural da Prefeitura de Tatuí); Um Cidadão Quase Suspeito (Prêmio Governador do Estado, concedido pelo Conselho Estadual de Teatro); A Paixão De Oscar Wilde (Prêmio Nacional de Dramaturgia, concedido pelo INACEN), Darwin e O Canto Dos Canários Cegos, representado no Brasil (Brasília), Portugal, México, Porto Rico e Argentina, além de outras peças teatrais.
Além do teatro, escreveu o roteiro de SÃO BERNARDO, adaptação cinematográfica livre do romance de Graciliano Ramos, que conquistou o IV Prêmio Sundance-Rio Filmes de Roteiro Cinematográfico.

Murilo Dias César é também diretor de teatro, revisor de textos e professor de dramaturgia para teatro, tevê e cinema.



 Iniciou no Teatro de Arena de São Paulo, na década de 70, lá participou dos espetáculos “Arena Conta Zumbi” e “Arena Conta Tiradentes” neste ,fez o papel título.A partir daí seguiu-se uma trajetória de mais de cem espetáculos,como ator,ou diretor ou ainda como autor. Construiu três teatros na cidade de São Paulo,foi fundador da Cooperativa Paulista de Teatro,presidente da Aptij,Apetesp e do Canal Comunitário de televisão.Tem alguns de seus textos montados fora do país “A Praça de Retalhos” Zum ou Zois”. Já participou como ator em 22 filmes,com prêmios internacionais e de 19 novelas.
Tem em seu currículo mais de quarenta prêmios: Molliere, três vezes,Apca, quatro vezes,Premio Governador do Estado,Mambembe,Inacem,Sharp,Apetesp alguns mais de uma vez .Todos como ator ou diretor ou ainda autor.
Para informações mais precisas,podemos enviar seu currículo ou pedimos que entrem no google.